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GAIL

Gabinete de Atendimento Integrado Local

Assistente Social - para marcações contactar a secretaria da Junta de Freguesia

Uma nova forma de concepção, organização e gestão dos serviços de âmbito social, que obriga a uma rentabilização dos recursos existentes e permite a articulação entre as diferentes entidades públicas e privadas que intervêm no tecido social do Concelho da Maia. Este tipo de serviço surge na sequência do trabalho desenvolvido pelos diversos parceiros no âmbito da Rede Social.

Foi em Junho de 2007 que abriram à população os Gabinetes de Atendimento Integrado Local, com o objectivo de criar um serviço de proximidade, possibilitando o acesso a um conjunto de sistemas sociais básicos, de forma a permitir a sua inserção nos domínios social, económico, institucional, territorial e simbólico.
O Município da Maia é o único no país que se encontra totalmente coberto com estas estruturas de Atendimento de proximidade.
Presentemente encontram-se em funcionamento Gabinetes de Atendimento em 16 das 17 freguesias que constituem o Concelho.
Os Gabinetes de Atendimento Integrado Local são uma resposta adaptada à diversidade de problemáticas sociais, que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar. 


Objectivos
 

• Criar respostas de carácter integrado para famílias económica e socialmente vulneráveis
• Optimizar recursos, reduzir o tempo de espera e dar resposta aos problemas identificados
• Permitir uma maior eficiência e eficácia da intervenção 

Princípios 

• Trabalho em parceria
• Abordagem multidimensional
• Territorialização
• Participação
• Envolvimento 

Benefícios 

• Intervenção social mais abrangente
• Rentabilização dos recursos disponíveis
• Maior celeridade no atendimento e intervenção
• Maior envolvimento dos parceiros
• Criação da figura de gestor de caso, sendo cada indivíduo ou família atendido e acompanhado pelo mesmo técnico